Principais culturas do país, soja e milho têm queda na produção

Problemas climáticos causados pelo El Niño são apontados como os principais responsáveis pelo recuo

Datagro

Publicidade

Em 2016, as principais culturas produzidas no país, soja e milho, registraram redução na colheita. No caso da soja, a produção recuou 1,2% na comparação com 2015, totalizando 96,3 milhões de toneladas. Para o milho, a queda foi de 24,8%, ficando em 64,1 milhões de toneladas. Os dados estão na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM 2016), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o instituto, problemas climáticos, ocasionados principalmente pelo El Niño foram os responsáveis pelo recuo da colheita dos grãos. No caso da oleaginosa, a produtividade média caiu de 3.029 kg/ha em 2015 para 2.905 kg/ha em 2016. Apesar destas perdas, o valor da produção atingiu R$ 104,9 bilhões, 16,1% superior ao atingido na safra anterior.

Em relação ao milho, mesmo com produção menor, o Valor Bruto de Produção da cultura cresceu 26,6%, somando R$ 37,7 bilhões. O movimento de alta nos preços foi impulsionado pelo aumento da demanda no mercado interno.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

VEJA TAMBÉM: Valor da produção agrícola sobe 20% em um ano