Anvisa determina banimento do herbicida Paraquat

Riscos estão concentrados nos trabalhadores que manipulam o produto; não há evidência de que o herbicida deixe resíduos nos alimentos

Datagro

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da sua Diretoria Colegiada (Dicol) determinou o banimento do Paraquate após três anos de prazo para transição. O herbicida é utilizado para aplicação em pós-emergência de plantas infestantes e como dessecante em diversas culturas, incluindo algodão, milho e soja.

Mesmo com banimento, a agência destacou que os riscos pelo uso do produto se restringem aos trabalhadores que manipulam o produto, de forma que a população em geral não está suscetível à exposição da substância pelo consumo de alimentos. Não há evidências de que o uso de Paraquate deixe resíduos nos alimentos.

O prazo concedido até o completo banimento do produto, de três anos, poderá permitir a apresentação dessas novas evidências. Também poderá auxiliar a minimizar os altos impactos econômicos, agronômicos e ambientais da medida, considerando, principalmente, a alta eficiência do produto, seu baixo custo, sua característica de não causar resistência em ervas daninhas e suas vantagens ambientais por permitir a adoção do sistema de plantio direto.

Tópicos relacionados