Agricultura puxa resultado do faturamento agropecuário em 2017

Algodão, amendoim, cana-de-açúcar, laranja, mandioca e uva se destacam em relatório atualizado com estimativas de agosto

Datagro

Publicidade

Em 2017, o Valor Bruto da Produto (VBP) da agropecuária brasileira deve chegar a R$ 535,4 bilhões. Segundo os dados da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esse resultado pode ser creditado ao desempenho das lavouras, que devem ter faturamento de R$ 367,2 bilhões.

Na estimativa de agosto, os destaques no aumento do VBP dos produtos do campo foram o algodão, com aumento de 75,6%, amendoim (31,2%), cana-de-açúcar (45,8%), laranja (20,9%), mandioca (70,5%) e uva (51,9%).

A análise feita pela  SPA destaca o aumento de produtividade das lavouras de verão, de 24,1%. Já as plantações de inverno sofreram forte queda, de 15,1%. A redução de produtividade na aveia, canola e trigo foi de 14%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para a maior parte dos produtos os preços recebidos pelos produtores estão abaixo do que no ano passado. Com isso, para milho, soja e outros, a maior safra neste ano evita redução no valor da produção das culturas. Milho, soja, banana, batata-inglesa, feijão tiveram forte queda de preços.

Na pecuária, os melhores resultados vêm sendo obtidos em suínos e leite. Para este ano, o faturamento do setor deve chegar a 168,2 bilhões.

Tópicos relacionados