Governo promete pavimentar principal via de escoamento de grãos no Centro-Oeste até porto no Pará

Infraestrutura deve oferecer alívio para escoamento da produção

Datagro

(Divulgação)

Publicidade

Até o final de 2018, a BR-163, principal via de escoamento de milho e soja do Centro-Oeste rumo aos portos do Arco Norte, estará pavimentada até Miritituba (PA), onde estão localizados os principais terminais portuários utilizados no transporte dessa produção. É o que promete o governo federal. Dos 730 km da divisa de Mato Grosso com o Pará até Miritituba, resta pavimentar 100 km, distribuídos em dois trechos.

Principal rota de escoamento de grãos para o Norte do País, BR-163 deve ser pavimentada em breve

Nesta quinta-feira (17), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação (MT), Maurício Quintella, assina termo de transferência de R$ 128,5 milhões para o Exército pavimentar, de setembro próximo até o final de 2018, os 65 km entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro. Outros 35 km entre Vila Planalto e o Entroncamento BR-230 estão em obras. Dos 955 km da rodovia, só vão faltar asfaltar 80 km acima de Miritituba, obras que também estão em andamento e previstos para ficarem prontos depois de 2018, informa a pasta.

“Nosso objetivo é garantir que o escoamento da safra de 2017/18 aconteça sem problemas. Faremos todo o esforço para concluir a pavimentação até Miritituba, porque investir na solução dos obstáculos que amarram a economia brasileira e o funcionamento do País significa aumentar a competitividade dos produtos no mercado global”, afirma o ministro Quintella, acrescentando que, finalmente, o País resolverá um problema que se arrasta pelas últimas décadas, quando a agricultura ampliou sua fronteira em direção ao Norte e a infraestrutura de transportes não acompanhou essa expansão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O Corredor Norte é uma realidade, não tem volta”, afirma o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), Edeon Vaz, fazendo contas: “Para o próximo ano (safra 2017/18), esperamos um aumento na produção voltada para a exportação e, se tudo der certo, esse crescimento deve ser de três milhões de toneladas de soja e milho ao ano”. Atualmente, do volume total de soja, derivados e milho exportado, 13% foram transportados via Corredor Norte.