Conteúdo editorial apoiado por

Novo modelo de seguro rural foca em precificação personalizada

Metodologia envolve histórico de produção, diagnóstico presencial, informações de compra e venda de insumos, entre outros critérios

Datagro

"Shutterstock"

Publicidade

Parceria entre a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e a multinacional estadunidense Markel resultou no desenvolvimento de um novo formato de seguro agrícola no País. 

Hoje, a precificação das coberturas é comumente realizada com base em estatísticas por município e/ou regiões, tendo como referência histórico de dados do IBGE. De acordo com Leonardo Paixão, presidente da Markel, a metodologia de precificação das apólices deste novo modelo leva em conta o histórico de produção do agricultor, diagnóstico presencial da seguradora, informações de compra e venda de insumos coletados junto a revendas, entre outros critérios. 

“Desta forma, temos uma precificação mais precisa, customizada, menos generalista, o que acaba influenciando no preço”, ressalta Paixão. “O produtor paga pelo seu perfil, e não pela média de sua região, em uma espécie de cadastro positivo”, destaca o executivo, acrescentando que “tudo o que o ‘seguro’ não entende, ele acaba adicionando no preço”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Paixão, o seguro cobre sinistros decorrentes de intempéries climáticas, gerando indenizações relacionadas à produção, produtividade e também renda, e inicialmente é dedicado às culturas de grãos [milho, soja e algodão], além de cana-de-açúcar. 

O executivo ressalta, ainda, que a expansão do seguro rural no País também passa por uma maior conscientização do produtor acerca da importância dos instrumentos de gestão de risco. Segundo números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), menos de 15% da área plantada do País é coberta por algum tipo de seguro.