Índia estuda nova quota de importação de açúcar a preços mais baixos

Objetivo seria atenuar o aperto no balanço doméstico entre os meses de setembro e outubro

Datagro

Publicidade

O governo da Índia estuda autorizar uma nova quota de importação de açúcar diante da expectativa de maior aperto no balanço doméstico entre os meses de setembro e outubro. O plano seria permitir a entrada de 300 a 500 mil toneladas de açúcar sob uma tarifa reduzida de 25%.

De acordo com a DATAGRO Consultoria, considerando as atuais condições de preço no mercado, o produto importado sob uma tarifa de 25% estaria hoje 9,5% abaixo do preço no mercado interno indiano.

Outra medida que está em análise pelo governo é flexibilizar a importação de açúcar bruto isenta de tarifa para posterior exportação em forma de refinado. Atuando nesse esquema, as refinarias têm apenas no máximo 6 meses desde a data da importação do açúcar bruto para reexportá-lo após o processo de refino.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A ideia é alongar esse prazo para 18 meses de modo que as refinarias consigam disponibilizar o atual estoque das fábricas para o mercado interno, recompondo-o durante o período de moagem no país a tempo de cumprir com os contratos de exportação de branco.

A DATAGRO prevê que os estoques finais de açúcar na Índia acumulem 4,92 milhões de toneladas no final de setembro de 2017, considerando que 827 mil toneladas sejam importadas para atender o mercado doméstico nesta temporada, das quais 300 mil toneladas de açúcar branco sejam desembarcadas no terceiro trimestre deste ano.