Crise no mercado internacional de leite pode estar no fim, diz Embrapa

Preço global baixo e elevado custo de insumos havia impactado negativamente a produção do produto

Datagro

Leite

Publicidade

Após o litro pago ao produtor no mercado internacional chegar a 22 centavos de dólar, o preço global do leite se recuperou e atingiu a marca de 38 centavos de dólar em junho. O preço do leite do pó, que em 2016 teve seu pior momento ao chegar a US$ 2.000,00, se recuperou e está cotado em US$ 3.100,00.

De acordo com o analista da Embrapa Gado de Leite Lorildo Stock, o retrocesso no mercado global de lácteos aconteceu devido ao excesso de oferta. Em 2012, havia pouco leite em pó nos estoques mundiais fazendo com que o preço se elevasse nos dois anos posteriores. O produto valorizado foi o sinal para que os fazendeiros incrementassem a produtividade.

Entretanto, o preço global baixo e o elevado custo de insumos (além de um mercado sem muito ânimo para comprar) fez a produção recuar. O efeito pós-extinção das cotas europeias foi se acomodando, os estoques de leite em pó diminuíram e o preço se recompôs, retornando à sua média histórica. Para o pesquisador, os próximos meses serão favoráveis para o setor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A expectativa é que o preço internacional se mantenha em torno de 35 centavos de dólar”, avalia Stock. “A recuperação do setor ainda é moderada, mas o crescimento tende a ser sustentável”, diz.

 

Tópicos relacionados