Portaria autoriza 300 veterinários temporários na fiscalização de frigoríficos

Medida está prevista para ocorrer ao longo de um ano, podendo ser prorrogada por mais 12 meses

Datagro

Preço da carne bovina foi destaque de alta no mês

Publicidade

A publicação da portaria que autoriza a contratação de 300 médicos veterinários temporários para reforçar a fiscalização de frigoríficos no Brasil mobilizou o setor produtivo. O Ministério da Agricultura já havia anunciado a intenção, mas agora a medida é oficial e deve acontecer em breve e por um período de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Em nota, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, diz que a decisão é emergencial e imediata. O comunicado ainda informa que haverá concurso público para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário, mas o edital ainda demora seis para ser publicado.

O presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais (Anffa Sindical), Maurício Porto, diz que a decisão do governo é negligente. Segundo ele, a profissão exige maior habilitação para acompanhar o processamento e o abate em frigoríficos. O sindicato também contestou o anúncio do concurso público, alegando que o número de vagas não atende à demanda atual, que é de 1.600 pessoas entre profissionais veterinários, zootecnistas, agrônomos e farmacêuticos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em protesto, o presidente da Anffa Sindical afirmou que a categoria deve fazer novas mobilizações como aconteceu no início da semana, quando os auditores fiscais foram orientados a não acessar o sistema do Ministério da Agricultura e paralisar as inspeções de cargas para exportação e de frigoríficos.