Chile suspende importações de carne bovina da Colômbia

Caso de febre aftosa impacta negociações comerciais; Brasil não se pronunciou sobre o tema

Datagro

Preço da carne bovina foi destaque de alta no mês

Publicidade

O Chile foi o primeiro país a suspender as importações de carne bovina da Colômbia, depois do registro de um caso de febre aftosa no país nesta semana. O anúncio foi feito pelo Serviço Agrícola e de Criação de Gado do Chile na última terça-feira (27).

Caso de aftosa interrompe comércio de carne bovina entre Colômbia e Chile

Segundo comunicado das autoridades chilenas, o comércio de carne bovina entre Colômbia e Chile começou há cerca de um mês, depois de um longo período de negociação. A suspensão, de acordo com a nota, é temporária podendo se tornar um bloqueio caso a condição sanitária da Colômbia justifique a ação.

Aqui no Brasil, o Ministério da Agricultura em Brasília não soltou nenhuma nota sobre o tema. A informação sobre as medidas de segurança partiu de sua superintendência em Roraima, que anunciou reforço na região de Paracaima, cidade que faz fronteira com a Venezuela.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A superintendência explica que o caso de febre aftosa na Colômbia foi identificado no município Tame, que faz fronteira com a Venezuela e com o Brasil. Porém, entre o Brasil e a cidade existe a floresta Amazônica, com várias barreiras naturais e por isso o reforço da fiscalização ficou concentrado na fronteira com a Venezuela.

Além do Chile, o caso de febre aftosa identificado na Colômbia deve espantar compradores como a China. Em negociação há algum tempo, em abril deste ano a China sinalizou que a Colômbia cumpria os requisitos para ser seu fornecedor de carne bovina, sendo, entre eles, livre de febre aftosa.