Banco Central prevê crescimento de 9,6% para PIB agrícola

Projeção anterior era para avanço mais modesto, de 6,4%

Datagro

Publicidade

Em seu relatório de junho, o Banco Central elevou para 9,6% a previsão de crescimento para o PIB agrícola em 2017. No documento anterior, de março, a projeção de avanço era de 6,4%. De acordo com o documento do BC, dentre as safras que devem contribuir para o crescimento da agropecuária, merecem destaque milho, soja e arroz, que devem registrar aumentos anuais respectivos de 52,3%, 18,5% e 14,7%, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do IBGE.

Milho, soja e arroz devem contribuir para o crescimento da agricultura em 2017

Considerando que essas culturas perderão relevância no cômputo do PIB ao longo do ano, sendo substituídas por outras com perspectiva de desempenhos inferiores (estão projetadas, por exemplo, recuos anuais respectivos de 8,4% e 0,3% para as safras de café e de cana de açúcar), o BC afirma que é factível esperar que a maior parte da contribuição positiva direta da safra agrícola para a atividade econômica em 2017 tenha ocorrido no primeiro trimestre.

Ainda, de acordo com o BC, além dos efeitos diretos sobre o valor agregado da atividade agropecuária, a expansão da safra agrícola exerce desdobramentos positivos sobre a cadeia produtiva. Dentre tais efeitos indiretos, destacam-se o impacto do escoamento e da comercialização da safra na demanda por serviços de comércio e transporte; os efeitos positivos sobre cadeias industriais associadas a bens agrícolas; e o impulso da renda agrícola sobre a demanda por outros bens e serviços. O BC estima que o PIB total do País deverá registrar crescimento de 0,5%.

Tópicos relacionados