Estados Unidos suspendem importações de carne bovina in natura do Brasil

Decisão é temporária até que o Ministério da Agricultura tome providencias corretivas e satisfatórias na produção da carne brasileira

Datagro

Publicidade

A Secretaria de Agricultura dos Estados Unidos comunicou nesta quinta-feira (22) a suspensão de todas importações de carne bovina in natura do Brasil. Em nota, o governo norte-americano informa que a decisão é temporária até que o Ministério da Agricultura tome providencias corretivas e satisfatórias na produção da carne brasileira.

Devido à problemas com vacina contra aftosa americanos suspendem importação da carne brasileira

Ainda segundo o comunicado, o Serviço de Segurança Alimentar e Inspeção dos Estados Unidos analisou 100% dos lotes de carnes enviados ao país e 11% foram rejeitados. Um índice, de acordo com o Departamento de Agricultura EUA, superior à taxa média de rejeição da carne importada.

Logo após o comunicado o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, fez um pronunciamento informando que vai aos Estados Unidos pessoalmente levar esclarecimentos às autoridades norte-americanas. Ele ainda lamentou que a decisão do ministério, nesta quarta-feira (21), de suspender as exportações para os Estados Unidos de cinco plantas frigorificas  não foi suficiente para evitar o embargo e que está finalizando uma nova Instrução Normativa de fiscalização dos 13 frigoríficos habilitados a exportar para os Estados Unidos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A não conformidade identificada nas exportações da carne bovina brasileira está relacionada a imunização da febre aftosa, que provocou abcessos nas carcaças exportadas fruto de uma reação a componentes da vacina. Sobre isso o ministro disse que vai ser aberta uma sindicância para investigar a produção destas vacinas e identificar o tipo de reagente que vem causando essa lesão.