Setor sucroenergético reivindica taxa de importação para o etanol

Câmara do Comércio Exterior deve autorizar até o início do próximo mês uma taxa sobre etanol comprado dos EUA

Datagro

Carro sendo abastecido

Publicidade

A Câmara do Comércio Exterior (Camex) deve autorizar até o início de julho a taxa de 17% para importação de etanol dos Estados Unidos. A inclusão da tarifa, que atualmente está zerada, foi um pedido de parlamentares ligados ao setor sucroenergético sob argumento que a importação vem prejudicando os produtores brasileiros.

Importação de etanol americano vem prejudicando produtores brasileiros

Segundo o Deputado Federal Sérgio Souza (PMDB-PR), os Estados Unidos estão produzindo um volume maior de Etanol a preços menores, enquanto os produtores brasileiros trabalham com uma elevada carga tributária, o que provoca uma concorrência desleal diante do produto norte-americano.

Também para dar mais competitividade ao etanol brasileiro, o setor pediu a desoneração do PIS/Cofins e a elevação da Cide sobre a gasolina.  Ainda segundo o deputado Souza, no ano passado os produtores pagavam R$ 48,00 de imposto por metro cúbico, com o fim da isenção do PIS/COFINS esse valor saltou para R$ 120,00.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As reivindicações foram entregues nesta semana ao Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e devem ser definidas no dia 4 de julho em reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), em Brasília.