Brasileiro reduz consumo de carne após operação da PF, diz pesquisa

Professores tentam entender como as notícias afetam a percepção e a confiança do consumidor

Datagro

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Operação Carne Fraca reduziu o consumo de carne bovina no Brasil, aponta a pesquisa “Carne Fraca, Risco e Varejo de Carne Bovina: efeitos da mídia sobre o consumidor brasileiro”. O levantamento foi realizado pelos professores Filipe Quevedo-Silva e Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, da ESAN, e o professor Otávio Freire, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Consumo de carne bovina segue em queda após desdobramentos da Operação Carne Fraca

De acordo com os pesquisadores, na semana posterior à operação, realizada em 17 de março, foi iniciada a pesquisa com pouco mais de 400 pessoas entrevistadas em todo território nacional por meio de questionário online.

“A ideia inicial era a de pesquisar marcas de carne no Brasil, porque anos atrás não tínhamos nomes fortes relacionadas a esse produto, mas isso vinha mudando. Contudo, no meio desse processo aconteceu a Operação Carne Fraca. Por isso, decidimos tentar entender como as notícias publicadas teriam afetado a percepção do consumidor, a confiança em relação ao consumo de carne bovina”, explica o professor Filipe Quevedo-Silva.

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O levantamento identificou que 98% das pessoas haviam ouvido falar da Operação Carne Fraca e 68,4% associaram as notícias a uma crise nacional no sistema de produção. O principal motivador para a diminuição na intenção de consumo é a percepção de risco associada à carne.  “As pessoas que tinham visto algum tipo de mídia falando sobre a crise, de alguma maneira, foram significativamente afetadas na sua percepção de risco, diferentemente daquelas que tinham visto menos notícias. Isso mexe com a avaliação da carne e, por consequência, com a avaliação de compra”, aponta a pesquisa.