Agropecuária brasileira deve crescer mais de 4% em 2017

Principal fonte de crescimento deve vir da safra de grãos e ganhos de produtividade nas lavouras

Datagro

Publicidade

O Valor Bruto de Produção (VBP) da agropecuária brasileira deve totalizar 544,9 bilhões neste ano. O resultado apresenta uma alta de 4,4% em relação ao resultado obtido em 2016, que foi de R$ 521,7 bilhões. As informações são da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para este ano, o Mapa espera que o faturamento das lavouras tenha incremento de 10,2%. Já para a pecuária, o resultado deve ser 6,3% inferior.

“A principal fonte de crescimento do VBP neste ano é a safra esperada de 233 milhões de toneladas de grãos, segundo o IBGE. Outro ponto importante a observar são os ganhos de produtividade das lavouras estimados em 21,6% em relação a 2016, para a safra de verão, e de 20,2% para as de inverno”, disse em nota, o coordenador-geral de Estudos e Análises da SPA, José Garcia Gasques.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Neste ano, os maiores aumentos no VBP do segmento agrícola foram observados nas culturas da mandioca (+82,4), algodão (+70,6%) e cana-de-açúcar (+51,8). Na pecuária, destacam-se os resultados na carne suína (10,2%) e no leite (2,4%). “Nos dois casos o efeito dos preços tem sido a principal causa do acréscimo do faturamento em 2017”.

Tópicos relacionados