Agronegócio vai ter incentivo com crédito diferenciado para prática de refúgio

Medida deve ser uma das novidades para o Plano Safra de 2017/18, que vai ser anunciado até junho

Datagro

Publicidade

A prática do refúgio vai beneficiar os produtores com um crédito diferenciado na safra 2017/2018. A medida deve ser uma das novidades do Plano Safra, que vai ser anunciando pelo Governo Federal até o mês de junho. A proposta foi apresentada pelo Departamento de Defesa Animal e Vegetal do Ministério da Agricultura a fim de incentivar os produtores a fazer o refúgio em lavouras com sementes geneticamente modificadas, já que taxa de adoção da prática ainda é muito baixa no Brasil.

Prática de refúgio deve ser uma das novidades do Plano Safra

Segundo o Conselho de Informação sobre Biotecnologia (CIB), o plantio do refúgio é a principal ferramenta para retardar a evolução de pragas resistentes à tecnologia BT, preservando assim a tecnologia. A prática consiste em plantar uma área de sementes convencionais com no máximo 800 metros de distância da lavoura com a variedade transgênica. O tamanho recomendado para a área de refúgio é de 20% para as culturas da soja e algodão e 10% para o milho.

Só em 2016, o Brasil plantou 49 milhões de hectares de sementes geneticamente modificadas. O plantio da variedade por aqui equivale a 27% da área total cultivada no planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos, que têm quase 73 milhões de hectares de transgênicos.  A cultura da soja é a que possui a maior taxa de uso variedade transgênica, com 96,5% ou 32,7 milhões de hectares. As duas safras de milho correspondem a quase 16 milhões de hectares e o algodão 790 mil hectares.