Embarques de carne bovina caem forte em abril, refletindo operação da PF

Queda de 25% foi influenciada por mercados ainda em processo de reabertura e cautela do produtor

Datagro

Publicidade

As exportações de carne bovina tiveram recuo de 25,63% em abril, quando foram embarcadas 93 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). As negociações geraram um faturamento de US$ 378 milhões, o que representa uma queda de 24,60% se comparado ao obtido em março. Os preços médios, no entanto, tiveram um incremento de 1,38% na mesma comparação.

Mesmo com volume e faturamento menor, preços médios das carnes foi maior em abril

Hong Kong, China e União Europeia foram os que mais importaram carne bovina do Brasil no período, com retração do volume e do faturamento gerados com a comercialização. Hong Kong, o que mais importou, em média 27 mil toneladas e US$ 99 milhões de receita gerada, teve um recuo de 2% na comparação com o mês anterior. Por outro lado, Egito destaca-se entre os países para os quais o Brasil aumentou suas exportações em abril, com alta de 60% em faturamento e 54% no volume exportado.

“O resultado verificado em abril era esperado, já que a operação da Polícia Federal, deflagrada em 17 de março, gerou uma série de indefinições nos prazos de reabertura em alguns mercados. Diante disso, produtores agiram com mais cautela, comprando menos gado, suspendendo abates e embarcando quantidades menores de carne bovina”, explica Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o dirigente, os efeitos do episódio devem ser diluídos e, em maio, a expectativa é de que o desempenho com as exportações seja similar ao de março, quando foi registrado resultado recorde com alta de 22% em faturamento e de 20% em volume.