Incerteza de capital estrangeiro em terras restringe bilhões de investimentos

Especialista sugere que até mesmo negócios concretizados há anos podem estar em risco 

Datagro

Publicidade

O cenário de incerteza jurídica acerca do capital estrangeiro em terras vem represando bilhões de investimentos no agronegócio brasileiro, diz Álvaro Gallo, especialista no tema do escritório Trench, Rossi e Watanabe. “Por volta de R$ 60 bilhões”, afirma.

Incerteza jurídica com relação ao capital estrangeiro em terras brasileiras retém investimentos na casa dos R$ 60 bi

Segundo Gallo, mesmo negócios já concretizados, no caso feitos de 2010 em diante podem estar em risco. “Há um horizonte cinzento.” Isso porque, de acordo com o especialista, foi neste ano que parecer da Advocacia Geral da União (AGU), aprovado pelo então presidente Lula, deu nova interpretação à Lei nº 5.709/71, que restringe a compra de terras por empresas brasileiras de maioria de capital estrangeiro. “É isso que rege a questão hoje.”

Gallo pontua que diferenciar investimento sadio, que vai gerar riqueza, emprego e renda para o País, de aquisições que possam vir a ferir a soberania nacional é a chave da questão, e que esta preocupação está contemplada em Projeto de Lei, que tramita no Congresso, dedicado a regular definitivamente o assunto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o especialista, este PL, por exemplo, impede a compra de áreas de fronteira por empresas brasileiras de maioria de capital estrangeiro, bem como nega qualquer aquisição por parte de fundos soberanos e Ongs internacionais. “O que eu acho justo.”

Na última semana, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) que pede a realização de uma audiência pública para discutir a venda de terras para empresas estrangeiras. A data da audiência ainda será definida, e entre os convidados está o comandante-geral do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas-Bôas.

A audiência também deverá contar com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antonio Fernandes.

Continua depois da publicidade

 

Tópicos relacionados