Conselho Nacional do Café recomenda: não amplie área plantada

Entidade mostra preocupação com instalação de novos viveiros de mudas de café e preparação do solo para novos plantios

Datagro

Publicidade

Em seu mais recente relatório, a Organização Internacional do Café (OIC) destacou o equilíbrio existente entre oferta e demanda mundiais, que se deu pela transferência dos estoques dos países produtores para os consumidores. A OIC informa que “esse panorama, combinado com perspectivas cada vez mais positivas para a safra 2017/18, indica que não haverá uma inversão do declínio gradual dos preços no mercado observado no presente momento”.

Com preços cada vez mais baixos, entidade não recomenda que produtor amplie plantio de café

Com base neste diagnóstico, o Conselho Nacional do Café (CNC) pontuou em seu último informe que tem notado, no Brasil, em pleno início da colheita de robusta, o crescimento da instalação de viveiros de mudas de café e a preparação do solo para novos plantios. Segundo o conselho, este fato é preocupante, uma vez que vai à contramão das sinalizações do mercado mundial e acabará por ocasionar a expansão da área e o aumento desregrado da produção.

Como representante do setor produtivo, o CNC afirma que é sua responsabilidade orientar que a renovação do parque cafeeiro precisa e deve ser feita com sensatez e, de fato, com a revitalização das lavouras antigas em áreas já destinadas ao cultivo do fruto e não com a abertura de novas lavouras. De acordo com o conselho, as safras futuras devem atender à crescente demanda de maneira sustentável por meio de ganhos de produtividade.