Conheça a região que se tornou uma das maiores produtoras de frutas do Brasil

Há cerca de três décadas, Vale do São Francisco sofria com seca e infertilidade

Datagro

Publicidade

Uma região no semiárido ganha cada vez mais importância pelo seu potencial de fruticultura, com destaque para os cultivos de uva de mesa e manga. O Vale do São Francisco, que há menos de 30 anos era terra de seca e infertilidade, hoje goza de produção abundante, muito devido ao recurso da irrigação em áreas margeadas pelo rio São Francisco, nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Vale do São Francisco se destaca como grande produtor de frutas

Hoje, a região é uma das principais responsáveis pelas frutas produzidas no Brasil e exporta para Ásia, Europa e Estados Unidos. Em 2016, os embarques cresceram mais de 120% comparadas ao ano anterior, segundo a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport). As cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, são as maiores produtoras, sendo que o município pernambucano concentra 2,8% da produção nacional de frutas e alcançou faturamento de R$ 749,6 milhões em 2016, de acordo com o IBGE.

Devido a este potencial, a região vem atraindo a indústria de sucos naturais. A produção local tem dado sinais de aumento, conforme mostra levantamento da Owens Illinois, especializada na fabricação de embalagens de vidro. “O mercado de embalagens funciona como um termômetro. Quando temos demanda de produtos, podemos avaliar se determinado setor tem tido bom desempenho ou não”, explica Alexandre Macário, gerente de marketing da O-I no Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre 2015 e 2016, a empresa registrou aumento de 29% nas vendas de embalagens de vidro para bebidas naturais com destino ao Nordeste. “Notamos crescente demanda do mercado local e sentimos que a indústria de sucos sabe a importância e o poder produtivo do Vale do São Francisco, por isso tem apostado na criação de novas marcas e produtos com uso das frutas da região”, diz Macário.

A vinícola Miolo, empresa de Bento Gonçalves (RS), percebeu o potencial da fruticultura do Vale do São Francisco e também tem investido na produção local de suco de uva. “As condições da região são favoráveis possibilitando suco fresco todo o ano, pois o clima é seco e os vinhedos são irrigados pelas águas do Rio São Francisco”, destaca Adriano Miolo, superintendente do grupo Miolo.

Tópicos relacionados