Embarques de carne suína crescem 8,7% no primeiro trimestre

Março registra queda, mas não impede desempenho positivo nos três primeiros meses do ano

Datagro

Publicidade

Apesar do registro de queda no mês de março, a cadeia exportadora de carne suína manteve resultado positivo no primeiro trimestre. Conforme números levantados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os embarques do setor (considerando todos os produtos, entre “in natura” e processados) totalizaram 179,2 mil toneladas nos primeiros três meses do ano, volume 8,7% superior ao alcançado no mesmo período do ano passado.

De janeiro a março Brasil elevou exportações de carne suína

Em março, houve retração de 3,7% nas exportações, com total de 63,2 mil toneladas exportadas no período. Já em receita houve crescimento no saldo obtido em março, com US$ 151 milhões – 38,3 % acima do alcançado no terceiro mês do ano passado. No trimestre, a alta chegou a 46,8%, com US$ 403,7 milhões.

Maior importadora da carne suína brasileira com 38% do total, os embarques para a Rússia totalizaram 68,6 mil toneladas no primeiro trimestre, volume que supera em 14% o desempenho registrado no ano anterior.  Segundo no ranking, Hong Kong foi destino de 37,7 mil toneladas (21,4% do total), 13% a menos que o registrado no primeiro trimestre de 2016. No terceiro posto, a China importou 15,5 mil toneladas (8,8% do total), volume que supera em 42% o desempenho registrado no primeiro trimestre de 2016.