Ministro estima perdas bilionárias em exportação de carne após operação da PF

Projeção preliminar é de que impacto será em 5% a 10% da fatia de mercado

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Os frigoríficos brasileiros podem perder até US$ 1,5 bilhão em exportações neste ano depois que um escândalo de corrupção que levantou questionamentos em relação à qualidade da carne levou diversos países a restringirem as compras no mês passado, disse o ministro da Agricultura do Brasil.

“Não ficaria muito surpreso” se o Brasil perdesse imediatamente 5 por cento a 10 por cento de sua fatia de mercado, disse Blairo Maggi, em entrevista em São Paulo, acrescentando que a estimativa ainda é preliminar. O impacto pode ser amenizado pelo aperto na oferta de frango em meio à disseminação da gripe aviária na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.

Maggi está à frente de uma ofensiva diplomática desde que as acusações de que os frigoríficos subornavam fiscais sanitários para a liberação de produtos vieram à tona, no mês passado. Para ele, a primeira fase da crise está encerrada, com a maior parte dos países tendo retomado a compra de carne do Brasil após uma breve suspensão. Contudo, a reconquista da confiança dos consumidores é um trabalho ainda a ser feito, disse ele.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A próxima etapa é a mais complicada porque é com o cliente, o consumidor que, na ponta, escolhe um ou outro produto”, disse o ministro.

A Polícia Federal anunciou a chamada Operação Carne Fraca em 17 de março. A PF afirmou que 21 empresas, incluindo as líderes de mercado JBS e a BRF, estavam envolvidas no suborno de fiscais agropecuários, revelando detalhes sinistros sobre carne contaminada e adulterada. O destaque dado às revelações foi prontamente respondido por uma enorme campanha de mídia armada pelo setor da carne e pela tentativa do governo de tranquilizar o público.

As exportações de carne do Brasil estão enfrentando inspeções mais rígidas nos países importadores, uma medida que, segundo Maggi, acabará mostrando que os procedimentos de segurança realizados pelas autoridades e empresas brasileiras são apropriados.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira, a Arábia Saudita concluiria uma auditoria nos frigoríficos brasileiros. Maggi e representantes do Ministério da Agricultura devem viajar à Europa e a países como China, Hong Kong e Arábia Saudita nas próximas semanas e meses para tranquilizar os importadores a respeito da qualidade da carne brasileira.

O Brasil responde por 20 por cento das exportações globais de carne bovina e por quase 40 por cento das de frango. As carnes responderam por quase 10 por cento das receitas do Brasil com exportações no ano passado, com BRF e JBS figurando entre as maiores empresas do país.

As ações da JBS caíram 13 por cento desde 17 de março, quando surgiram as notícias sobre a investigação. As ações da BRF tiveram um declínio de 3,8 por cento no mesmo período.