Ex-ministro fala em “guerra da informação” e critica modo como Operação Carne Fraca foi conduzida

Após operação da Polícia Federal, importantes mercados importadores da carne brasileira suspenderam as compras

Equipe InfoMoney

Publicidade

O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra subiu o tom e fez duras críticas ao modo como a Polícia Federal e a imprensa atuaram em meio à Operação Carne Fraca, ao mesmo tempo em que defendeu a qualidade dos produtos brasileiros. “Nunca pensei que a desinformação levasse a momentos como esse”, afirmou, falando em “guerra da informação”.

Em palestra no GAF Talks, organizado pela consultoria DATAGRO, Turra reforçou que os frigoríficos portam uma série de certificados internacionais – como a GlobalGAP, BRC, IFS, AloFree, entre outros – e são postos à prova em centenas de missões de inspeção pelos países importadores da carne brasileira.

Turra, que foi ministro da Agricultura entre os anos 1998 e 1999, destacou que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango há mais de uma década e o quarto maior produtor de carne suína no mundo. Ele acrescentou que em todo esse período o Brasil é um dos poucos grandes mercados a nunca ter enfrentado o problema da gripe aviária. Segundo ele, isso se deve à biossegurança praticada no país, em nível até mesmo superior aos norte-americanos, por exemplo. “Devemos valorizar quem empreende, valorizar nossas marcas, não podemos jogar no lixo o trabalho de anos”, afirma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operação Carne Fraca

A Carne Fraca foi deflagrada na manhã do dia 17 de março pela Polícia Federal, na maior operação de sua história: a Carne Fraca. Com o objetivo de desarticular um esquema de produção de alimentos sem fiscalização efetiva, aproximadamente 1.100 agentes públicos foram às ruas cumprir centenas de mandados judiciais e dezenas de mandados de prisões preventiva ou temporária.

Logo em seguida, foi noticiado que frigoríficos utilizaram ácido ascórbico, papelão e carne de cabeça de porco em seus produtos. Cerca de uma dezena de países chegaram a suspender as compras de carne brasileira, entre eles mercados como a União Europeia e o maior comprador de carne bovina in natura do Brasil: Hong Kong. Alguns desses mercados já foram reabertos, mas o ex-ministro pondera se esse foi de fato um reconhecimento da qualidade brasileira ou se será preciso começar o relacionamento novamente para reconquistar a confiança.

Continua depois da publicidade

Dias seguintes às prisões, em 21 de março, a Polícia Federal emitiu nota à imprensa esclarecendo que as investigações visam “apurar irregularidades pontuais” e “não representam um mal funcionamento generalizado do sistema de integridade sanitária brasileiro”.

Levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) calculou prejuízo de US$ 40 milhões ao setor exportador de carne de frango e de carne suína uma semana após a operação da Polícia Federal. “Não vi um frigorífico chamado Brasil, mas apareceu em jornais que o Brasil vende carne podre”, critica o ex-ministro.

O atual ministro da pasta, Blairo Maggi, afirmou em audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Agricultura do Senado que a recuperação do setor pode levar de três a cinco anos. “Estamos trabalhando muito para que o problema fique restrito a essas 21 empresas, em um enfrentamento claro, direto, transparente, rápido e eficiente”, declarou.

Outros ex-ministros também comentam

Também presente no debate do GAF Talks, o ex-ministro da pasta entre os anos 1974 e 1979, Alysson Paulinelli, contou que no dia da operação estava em Abdijan, na Costa do Marfim. Apesar de o país ser um pequeno consumidor da carne brasileira, o assunto repercutiu na primeira página do jornal no dia seguinte, alertando para o risco de carne contaminada no Brasil, o que para o ex-ministro mostra como o assunto ganhou proporções alarmantes.

Paulinelli ainda chama atenção para o risco de a operação ser usada como pretexto para dificultar as inspeções. “Precisamos cuidar do que é nosso, compete ao empresário zelar pela qualidade, ter um governo fiscalista é um convite à corrupção, o consumidor consciente é o grande fiscal nacional”, afirma.

Para o ex-ministro Roberto Rodrigues, também palestrante no GAF Talks, toda a questão passa por um “problema histórico de má comunicação com a sociedade brasileira”. Ao falar sobre a agropecuária de modo mais amplo, Rodrigues defende que é necessário difundir como o setor se modernizou nos últimos anos e como tem feito uso intenso da tecnologia.

O ex-ministro do primeiro mandato do governo Lula exemplifica sua linha de pensamento com números na produção de grãos: economia de 86 milhões de hectares desde os anos 1990 por conta do ganho de produtividade. Entre a safra 1990/91 e a safra 2016/17, a produção de grãos aumentou 285%, ritmo superior ao crescimento da área plantada, de 58%. Para deixar a ideia da tecnologia no campo mais palpável, ele compara que “um grão de soja tem tanto investimento em tecnologia quanto um celular”.