Recuperação das exportações de carnes pode levar até cinco anos, diz ministro

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comenta situação do setor em audiência pública no Senado

Datagro

Publicidade

Em audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Agricultura do Senado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, apresentou nesta quarta-feira (22) aos senadores, os números do prejuízo que o Brasil pode ter no comércio internacional por causa das restrições à compra de carne brasileira ocasionadas por investigação da Polícia Federal. Segundo o ministro, a recuperação do setor pode levar de três a cinco anos.

Mercado brasileiro pode demorar a se recuperar após escândalo envolvendo frigoríficos

“Na exportação, se houver embargo, nós vamos levar de três a cinco anos para reconquistar esses mercados. Estamos trabalhando muito para que o problema fique restrito a essas 21 empresas, em um enfrentamento claro, direto, transparente, rápido e eficiente”, afirmou Maggi, segundo informam as agências Brasil e Senado.  

Maggi disse que vai defender no governo que ele e ministros de outras pastas que se relacionam com o tema utilizem os aviões da Força Aérea Brasileira para viajarem pelo mundo esclarecendo aos compradores que o sistema de controle sanitário brasileiro é confiável.