10 países proíbem importação de carne bovina do Brasil

Restrição às compras é consequência da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal

Datagro

Publicidade

Subiu para dez o número de países que fizeram algum embargo à carne brasileira depois da Operação Carne Fraca. Hong Kong, Japão e Argélia proibiram, nesta terça-feira (21), a importação de carne bovina in natura.  China, Egito, Chile e União Europeia já haviam anunciado, na segunda-feira, o cancelamento das compras temporariamente. Trinidad e Tobago e Jamaica também declararam que vão deixar de comprar carne bovina processada do Brasil. Hoje (22) foi a vez da África do Sul anunciar a restrição de compra do produto brasileiro.

A Coreia do Sul, que havia banido as compras de carne de frango, voltou atrás nesta terça-feira e decidiu manter as importações, mas vai reforçar o monitoramento sobre os frigoríficos exportadores. Estados Unidos e outros países compradores do produto brasileiro também disseram que vão aumentar as inspeções sobre as plantas brasileiras.

No mercado interno, a Operação Carne Fraca parou o mercado do boi gordo. Segundo a Scot Consultoria, praticamente não houve compras nestes últimos dias, especialmente por uma retração dos frigoríficos, que devem reduzir as escalas de abate. O mercado futuro fechou pelo segundo dia consecutivo em baixa. O maior número de contratos negociados nesta terça-feira foi para o mês de maio, com preço médio de R$ 139,06 o preço da arroba.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contabilizando Impactos – Hong Kong é hoje o maior comprador de carne bovina in natura do Brasil. Só em 2016, o país importou 330 mil toneladas, gerando receita de mais de um bilhão de dólares. Já as exportações para a China, Chile, União Europeia e Coreia do Sul representaram no ano passado 34,42% das exportações de carne bovina e 20,16% das de frango.

LEIA TAMBÉM: Carne Fraca: PF diz que investigações são sobre casos pontuais