Associações do agronegócio dizem que fatos isolados não podem comprometer todo o setor

Diversas entidades se posicionaram sobre a Operação Carne Fraca

Datagro

Bandeja de carne vermelha (Shutterstock)

Publicidade

Fatos isolados não podem comprometer a reputação de todo um setor. Esta foi a principal mensagem emitida por diversas associações do agronegócio, nesta segunda-feira (20), em nova rodada de esclarecimentos acerca da “Operação Carne Fraca” da Polícia Federal, que investiga adulterações na produção de carnes [bovina, de frango, bem como embutidos] de diversos frigoríficos do País.

Entidades do setor produtivo se posicionam para garantir a qualidade da carne produzida no País

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), os desvios de conduta em algumas unidades representam fração mínima da produção brasileira de proteína animal, devendo ser repudiados e combatidos. “A comunicação da operação policial ensejou generalizações, que tanto o governo federal quanto as entidades do setor estão esclarecendo aos consumidores brasileiros e mercado internacional”, disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Sérgio Turra.

Para o presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli, há uma grande tarefa conjunta de ambas as entidades, frente – nas suas palavras – a “esta crise desnecessária”. De acordo com as associações, se trata de uma irresponsabilidade colocar dúvidas sobre a qualidade da carne brasileira. “Eventuais restrições à importação de nossos produtos, além de representarem retrocesso de muitos anos, impactarão a economia e resultarão em perda de empregos e renda”, alertou Turra.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

LEIA TAMBÉM: União Europeia irá suspender importação de carne brasileira 

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) reiterou que a “Operação Carne Fraca” envolve um número mínimo de unidades de produção. “Pedimos que as averiguações sejam feitas com transparência, urgência e rigor. Alertarmos para que elas se façam dentro dos critérios técnicos, éticos e sejam divulgados os fatos que precisam ser corrigidos”, afirmou a entidade em nota.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) também defendeu apuração e punição exemplar dos envolvidos e reafirmou sua crença no trabalho do Ministério da Agricultura por meio do Sistema de Inspeção Federal (SIF) e outros instrumentos de controle.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, o presidente em exercício do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), Sebastião Costa Guedes, acentuou que a corrupção identificada está sendo averiguada com a devida profundidade e os envolvidos devem ser punidos com severidade, pois causaram enormes prejuízos a todos os segmentos da cadeia da pecuária de corte, desde os pecuaristas até os consumidores.