Temer atende produtores rurais e suspende importação de café

Setor garante haver estoque suficiente para atender à demanda da indústria

Datagro

Publicidade

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) emitiu comunicado na noite desta quarta-feira (22) no qual celebra como vitória da agropecuária nacional a decisão do presidente Michel Temer de suspender, em caráter temporário, a importação de café conilon.

A nota diz que o presidente da República atendeu ao apelo dos produtores rurais que, por meio da CNA e da Frente Parlamentar do Café, garantiram haver estoque suficiente para atender à demanda da indústria.

Segundo a CNA, a importação de café já estava praticamente definida. Inicialmente, houve a publicação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) da Instrução Normativa nº 07, de 17 de fevereiro, que estabeleceu os requisitos fitossanitários para a importação de café conilon do Vietnã.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois, a resolução do Comitê Executivo de Gestão da CAMEX incluindo o conilon na LETEC (a lista de exceção do Mercosul) e fixando uma cota de importação com redução tarifária. Com a decisão do presidente Temer, a reunião do Conselho da CAMEX que referendaria a resolução – já publicada no Diário Oficial – foi cancelada.