Ministro da Agricultura se diz favorável a compra de terras por estrangeiros, mas faz ressalvas

Assunto está no radar do governo federal; reunião marcada para essa semana deve tratar sobre o tema

Datagro

Publicidade

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou nesta segunda-feira (20), na capital paulista, que é favorável a compra de terras por estrangeiros, embora tenha algumas restrições. Junto com o presidente da República, Michel Temer, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Maggi participou da cerimônia de adesão de SP ao Plano Agro+, focado em desburocratizar processos relativos ao agronegócio.

Segundo Maggi, o tema compra de terras por estrangeiros está no radar do governo federal. “Inclusive haverá nova reunião sobre o assunto nesta semana e quero estar presente”, ressaltou. De acordo com o ministro, suas restrições são relacionadas à aquisição de extensas áreas de grãos, especialmente por fundos de investimento estrangeiros.

Na avaliação do ministro, como as principais commodities agrícolas são cotadas em bolsa, caso ocorra um recuo geral nos preços, estes fundos podem, por exemplo, optar por não plantar em um determinado ano, o que não seria saudável para a cadeia produtiva do agronegócio e para a economia do País como um todo. “Mas isso tudo precisa ser discutido.” Por sua vez, para culturas perenes, como cana-de-açúcar e laranja, o ministro disse não ter restrições. No tocante ao Plano Agro+, o ministro afirmou que a expectativa é que todos os Estados venham a aderir à iniciativa até o final do ano. Até o momento, apenas Rio Grande do Sul e São Paulo aderiram.

Tópicos relacionados