Faturamento com exportações do agronegócio recua 3,6% em 2016

Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada relaciona queda no faturamento à taxa de câmbio

Datagro

Publicidade

De janeiro a dezembro de 2016, o volume exportado pelo agronegócio brasileiro  caiu 2,6% enquanto que os preços em dólares recebidos pelos exportadores do setor recuaram 1,8%. Como resultado, o faturamento do setor registrou queda de 3,6% na comparação com 2015, totalizando  US$ 86 bilhões. Em reais, a queda nas receitas foi ainda maior: 21%. 

Após queda no faturamento em 2016, expectativa é de recuperação para o setor neste ano (Foto: Appa)

Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que relacionam a queda no faturamento com a desvalorização de 17,6% da taxa de câmbio efetiva real do agronegócio, que reduziu a atratividade das exportações do agronegócio brasileiro em 19% nesse mesmo período. 

Segundo informações do Cepea, os produtos do setor que tiveram maior retração no volume embarcado foram o óleo de soja (-24,9%) e o milho (-24,4%). Por outro lado, houve aumento nos embarques de carne suína (+32,6%) e açúcar (20,5%).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No ano passado, a China manteve foi o maior comprador de produtos agropecuários brasileiros, respondendo por 24,3% da receita, seguido por países da Zona do Euro, Estados Unidos, Japão e Irã.

Em 2017, o Cepea estima crescimento da agropecuária nacional em relação ao último ano. A expectativa é ancorada pelo aumento na renda dos asiáticos, que deve manter elevada a demanda por alimentos. 

No entanto, alerta o Cepea, a mudança de tratados de comércio internacional propostas pelo governo dos Estados Unidos pode acarretar em volatilidade aos mercados, afetando o câmbio e as taxas de juros no mercado internacional. Ainda, restrições ao comércio podem ser impostas a importantes parceiros comerciais do País. 

Continua depois da publicidade