Algodão poderá ter três novas variedades transgênicas em 2017

Produtores aguardam liberação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)

Datagro

Publicidade

Os produtores de algodão aguardam, para 2017, a liberação pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de três novas tecnologias de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) para a cultura. Todas elas trazem eventos combinados, como tolerância a herbicidas e resistência a insetos (lagartas), informa a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A próxima reunião da CTNBio está agendada para os dias 08 e 09 de fevereiro.

Nova espécie de algodão geneticamente modificado terá resistência maior à pragas

Desde 2005, a CTNBio liberou 13 tecnologias transgênicas de algodão, sendo a última em 2016, após uma lacuna de quatro anos. Trata-se da Bollgard III x Roundup Ready Flex, tolerante ao herbicida glifosato e resistente a insetos (lagartas). De 1998, quando foi liberada a primeira soja transgênica no País, até 2016, CTNBio liberou a comercialização de 67 tecnologias geneticamente modificadas, entre soja, milho e algodão.

Depois de, aproximadamente, dez anos de pesquisas e investimentos em torno de US$ 150 milhões, em média, os obtentores das tecnologias desenvolvem em campo cada variedade por mais dois anos, até completarem o dossiê, que é submetido à CTNBio. Na Comissão, pela lei brasileira, são necessários 90 dias para a emissão de um parecer. “Na prática, o tempo médio tem sido de 18 meses a 24 meses”, explica o consultor técnico da Abrapa, Edivandro Seron.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As três novas tecnologias que devem chegar ao mercado, quando aprovadas pela CTNBio, foram submetidas pela Monsanto (tolerante aos herbicidas dicamba e glufosinato de amônio); Bayer (resistente a insetos e tolerante aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio) e Dow AgroSciences (resistente a lagartas e tolerante ao glufosinato de amônio).