Governo corta isenção de ICMS sobre as carnes em São Paulo

Benefício era concedido ao setor desde 2009; preços podem subir até 8% nos supermercados

Datagro

Publicidade

Os preços das carnes no varejo de São Paulo vão ficar mais altos a partir de abril. O governo do estado anunciou que vai retirar a isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) que beneficiava o setor desde 2009.

Com fim da isenção de impostos, consumidores pagarão mais caro pelas carnes em SP

A partir de abril, o ICMS volta a incidir sobre essa categoria de produtos – carnes de aves, suína e bovina – com alíquota de 11%. Segundo o Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo, a mudança pode elevar os preços das carnes em até 8% na gôndola do supermercado.

A notícia não foi bem recebida pelo setor e analistas econômicos, porque pode reduzir ainda mais o poder de compra do consumidor paulista, além de contribuir com a alta na inflação.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anunciada pelo governador Geraldo Alckmin no fim do ano passado, a medida faz parte de uma política de revisão de incentivos fiscais que o governo de São Paulo está fazendo em diversos setores para sanar o déficit nas contas públicas. Só entre janeiro a novembro de 2016, a arrecadação de ICMS, segundo o governo, encolheu mais de 8% se comparada ao mesmo período de 2015.