Acordo prevê investimentos de R$ 20 mi em pesquisas para controle de pragas e doenças no campo

Parceria foi firmada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a empresa Koppert

Datagro

Publicidade

Acordo firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a empresa Koppert prevê o investimento de R$ 20 milhões em pesquisas dedicadas ao desenvolvimento de novas soluções de controle biológico de pragas e doenças no campo.

Utilização do controle biológico tem aumentando constantemente na agricultura (Foto: Embrapa)

Internacionalmente, a utilização do controle biológico na agricultura tem aumentado entre 15% e 20% ao ano. De acordo com a Fapesp, o acordo, com duração prevista de dez anos, é o primeiro assinado pela fundação voltado exclusivamente ao controle biológico na produção agrícola.

A iniciativa prevê a realização de uma chamada de propostas de pesquisas nos próximos meses, e a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Controle Biológico, na esfera do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fapesp.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo os parceiros, o acordo tem como proposta impulsionar o desenvolvimento de um modelo de controle biológico apropriado às características da agricultura brasileira, que apresenta plantios ininterruptos de diferentes culturas em grandes extensões, com o desenvolvimento de novas cultivares e o frequente surgimento de pragas.

De acordo com a Fapesp e a Koppert, a pesquisa e o desenvolvimento em controle biológico avançaram no Brasil nos últimos anos. No entanto, diferentemente de países de clima temperado, no Brasil, o controle biológico é feito em áreas abertas e extensas, fazendo com que sua utilização dependa de alta tecnologia – o que envolve conhecimento, produtos de alta qualidade e tecnologia de aplicação.

Nesse sentido, o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, destaca que as pesquisas deverão resultar em maior conhecimento sobre os macrorganismos (insetos e ácaros) e os microrganismos (bactérias, vírus, protozoários e nematóides) presentes na biodiversidade brasileira com potencial de uso no controle de pragas e doenças em diferentes culturas.

Tópicos relacionados