É um mito associar desmatamento na Amazônia às commodities, diz especialista do MIT

Enquanto demanda e preços de produtos agrícolas aumentaram, o desmatamento recuou

Datagro

Publicidade

É um mito associar o desmatamento na Amazônia ao aumento da demanda e dos preços das commodities agrícolas. A afirmação foi feita pelo renomado climatologista e doutor em meteorologia pelo MIT, Carlos Nobre, durante o Fórum de Bioeconomia, realizado na última sexta-feira (09), na sede da Fiesp, em São Paulo (SP).

Produção agrícola não está associada ao desmatamento (Foto: Judson Valentim/Embrapa)

Para dar suporte ao seu argumento, Nobre usou de gráficos e tabelas os quais mostraram que nos últimos dez anos, enquanto a demanda e os preços de produtos agrícolas como, por exemplo, soja e carnes aumentaram, o desmatamento no bioma amazônico recuou. “O rebanho bovino cresceu na Amazônia e o desmatamento não”, ressaltou o cientista brasileiro membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

“Esta associação, entre commodities e desmatamento na Amazônia, é um mito que estamos derrubando com comprovações científicas”, enfatizou. De acordo com Nobre, políticas públicas implantadas a partir de 2004, como, por exemplo, a criação de áreas protegidas, foram essenciais para a redução do desflorestamento ilegal no bioma amazônico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entretanto, o climatologista também apresentou números que mostram o quanto à agricultura convencional ainda é ineficiente na Amazônia. Segundo ele, a agricultura desenvolvida no Estado de São Paulo, por exemplo, é três vezes mais eficiente em termos de produtividade do que a existente hoje no bioma amazônico. “Logo, intensificar a produção é uma maneira de diminuir a pressão sobre a floresta”, acentuou.

Em mais uma ressalva, Nobre salientou, ainda, que o modelo agrícola ideal para a Amazônia tem que ser ancorado em cadeias produtivas voltadas ao potencial da biodiversidade da região. Como exemplo, citou o açaí, “que se tornou um mega negócio em escala global”.