Monsanto mira agricultura digital e seleciona produtores para testar solução

Companhia planeja lançar no próximo ano a primeira plataforma de serviços de agricultura de precisão digital no Brasil

Datagro

Publicidade

Após ser adquirida pela Bayer – em negócio que ainda aguarda aprovação por parte dos órgãos reguladores, inclusive no Brasil -, a Monsanto, especializada em biotecnologia, direciona investimentos agora para o mercado de agricultura digital. Em evento nesta quarta-feira (07), o CEO da empresa no Brasil, Rodrigo Santos, adiantou que, por meio de sua subsidiária The Climate Corporation, a empresa planeja lançar em 2017 sua primeira plataforma de serviços de agricultura de precisão digital no mercado brasileiro. “Para esta safra, selecionamos 100 produtores de soja e milho do Mato Grosso, Goiás e Bahia que estão testando a solução”, disse Mateus Barros, líder da The Climate Corporation para a América do Sul.

Monsanto foca em investimentos para agricultura digital (Foto: Stock Exchange)

A ferramenta digital terá como estrutura captar informações por meio de sensores instalados nas máquinas no campo, para em seguida analisá-las e oferecer recomendações relacionadas a plantio e colheita. “Quando opta por plantar soja ou milho, por exemplo, o produtor precisa tomar entre 40 e 50 decisões, que vão desde a escolha do tipo de semente, a adubação, o uso de defensivos até a época de colheita, a escolha de equipamentos, o armazenamento, transporte e comercialização”, ressaltou Santos.

“O uso da tecnologia da informação, com algoritmos e redes neurais, possibilita analisar as áreas dos talhões de cultivo para entender suas características e fornecer informações relevantes sobre a produtividade do todo e de cada uma delas de forma separada”, explicou o executivo, acrescentando que nos Estados Unidos, a plataforma já conta com cerca de 100 mil agricultores cadastrados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Santos, ao se aproveitar a particularidade de cada metro quadrado de um talhão é possível maximizar a produção. “O avanço da ciência de dados na agricultura será fundamental para auxiliar a adaptação da atividade aos desafios complexos impostos pela crescente demanda por alimentos, bem como pelas mudanças climáticas”, acentuou.

Tópicos relacionados