Avanço da pesquisa agrícola depende de parcerias-público-privadas

Diretor da Embrapa afirma que setor ficará obsoleto caso não haja cooperação entre o público e o privado

Datagro

Publicidade

O avanço dos investimentos em pesquisa agropecuária passa daqui em diante pela combinação cada vez mais acentuada de esforços entre o setor público e a iniciativa privada. Foi o que afirmou Ladislau Martin Neto, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em evento do agronegócio, que se encerrou nesta quarta-feira (26), em São Paulo (SP).

Investimentos em pesquisas é fundamental para aumentar produtividade no campo (Foto: CTC)

Segundo Neto, o percentual de investimento em pesquisa no Brasil – considerando todos os segmentos – é de apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto que nos Estados Unidos a taxa se situa na casa de 3,5%, na União Europeia em torno de 2%, e na Coreia do Sul chega a 3%. De acordo com o diretor da Embrapa, mesmo com maior participação do investimento público em pesquisa, o volume médio de recursos aplicados pelo setor privado em Ciência e inovação nos países desenvolvidos gira atualmente em torno de 70%. “Apenas 30% é dinheiro público”, disse Neto, acrescentando que o Brasil – ainda que tardiamente – caminha nesta direção.

Na avaliação do diretor da Embrapa, parcerias-público-privadas na área de Pesquisa & Desenvolvimento em Ciências Agrárias serão cada vez mais fundamentais para que o Brasil se mantenha atualizado no tocante à inovação e tecnologia para o campo. “Caso contrário, ficaremos obsoletos rapidamente.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entretanto, Neto ressalvou que é importante que as instituições públicas– que mantêm parcerias com o setor privado – tenham autonomia para definir os rumos da pesquisa – e não o contrário. Como exemplo, citou aliança que a Embrapa formalizou com a multinacional de telecomunicações Qualcomm para o desenvolvimento de soluções na área de agricultura de precisão baseada em tecnologia da informação. O diretor da Embrapa enfatizou, ainda, que automação de processos e modelos agrossocioambientais avançam no dia a dia do campo, tendo os sistemas integrados de produção como os carros-chefes desta nova onda tecnológica.