Consórcio de máquinas agrícolas cresce 40% nos últimos dois anos

Falta de crédito e pagamentos mais facilitados da modalidade têm atraído os produtores rurais

Datagro

Publicidade

Apesar das vendas de máquinas agrícolas terem apresentado queda no acumulado do ano, outra forma de comercialização tem ganhado espaço no mercado. A procura por consórcio agrícola cresceu cerca de 40% nos últimos dois anos. A falta de crédito e os pagamentos mais facilitados desta modalidade têm atraído os produtores rurais.

Falta de crédito tem motivado procura por consórcio

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), em meados de 2014 havia quase 63 mil consorciados no segmento, o número saltou para 88 mil neste ano, alta de 13% nos últimos 12 meses.

A opção é uma das mais viáveis para quem consegue se planejar e não tem urgência na troca das máquinas “Com a situação econômica desfavorável, em contraponto com a agricultura e pecuária em crescimento, o consórcio contribui com esse setor por seu custo baixo, prazos longos e diversidade nas formas de pagamento”, afirma o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os créditos oferecidos neste tipo de operação variaram entre R$ 73,5 mil e R$ 619,9 mil. Os implementos agrícolas e rodoviários responderam pela maior parte dos contratos de consócio, com 37,3%. Seguidos pelos tratores (de roda, de esteira e retroescavadeiras), colheitadeiras e cultivadores mecanizados, com 27,3%, 22,6% e 12,8%, respectivamente.