Mercado de fertilizantes aposta em produtos premium

Entre janeiro e setembro deste ano foram entregues 4 milhões de toneladas de fertilizantes ao produtor brasileiro

Datagro

Publicidade

De janeiro a setembro deste ano, 4 milhões de toneladas de fertilizantes foram entregues ao produtor brasileiro, um aumento de 5,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).  

Fertilizantes considerados premium aumentam produtividade das culturas, diz especialista

Com o objetivo de aproveitar o bom momento do setor, a Mosaic, produtora global de fosfatados e potássio combinado, realizou um estudo onde comparou o uso de fertilizantes convencionais e de fertilizantes premium, com altas concentrações de nitrogênio, fósforo e enxofre em sua fórmula. 

O objetivo da pesquisa foi avaliar a resposta da cultura a diferentes fontes de fósforo, comparando os fertilizantes fosfatados com enxofre elementar e sulfato com MAP, 00.20.20 e 05.25.25.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Silvano Abreu, engenheiro agrônomo da Mosaic, ficou constatado que “os produtos premium nutrem melhor as culturas e, consequentemente, aumentam a produtividade”.

“Observamos maior eficiência do sistema produtivo, o que é sustentável (para o produtor e para o meio ambiente). O fertilizante premium também deixa um importante residual de nutrientes no solo, fato que pode elevar a produtividade da cultura subsequente. Dessa maneira, a produção de alimentos em uma área já explorada aumenta, reduzindo a demanda por novas áreas agrícolas”, disse o agrônomo, em entrevista à Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Entretanto, o especialista faz o alerta: “O uso racional de fertilizantes deve passar, obrigatoriamente, pelo correto balanceamento dos nutrientes. Esta adubação mais balanceada e adequada faz com que os nutrientes possam ser melhor absorvidos e aproveitados pelas culturas, gerando maior quantidade de alimentos por unidade de nutriente utilizado”. 

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o agrônomo, o fertilizante premium pode ser aplicado em diversas culturas, além da soja, como a de milho, algodão, café, entre outras. Ele também ressalta a principal característica desse tipo de produto: a distribuição dos nutrientes no solo.

“Devido à sua composição, por contar com todos os nutrientes no mesmo grânulo e granulometria uniforme, há uma distribuição uniforme do fertilizante e de todos os nutrientes. Logo aparecem as diferenças em função da maior solubilidade do fósforo contido no fertilizante e do fornecimento de enxofre durante todo o ciclo da cultura”, finaliza Abreu.