Preço do café Robusta ultrapassa o Arábica pela primeira vez na história

Arábica, usado na produção de cafés especiais ou gourmet, costuma ter preços de 2 a 4 vezes mais elevados

Datagro

Publicidade

O café Conilon superou o Arábica em 11 reais na última sexta-feira (21). Segundo indicador Cepea/Esalq, a saca do Conilon, também conhecido como robusta, fechou cotada em R$ 522,91, enquanto a Arábica em R$ 509,61. O acontecimento é histórico, já que o Arábica, usado na produção de café especiais ou gourmet, é mais valorizado no mercado com preços que, geralmente, são de 2 a 4 vezes maiores que o Conilon.

Café conilon superou preços do arábica no mercado interno

A série de alta nos preços do café robusta vem acontecendo desde o início do ano. Só no acumulado do mês de outubro valorizou quase 14%.  A quebra de safra é o principal motivo da sequência de alta. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de Conilon este ano foi 25% menor que a anterior, que também apresentou queda em relação a temporada de 2014. Só no Espírito Santo a produção de café caiu quase 15%, com safra estimada em 9,1 milhões de sacas, sendo a maior queda do tipo Conilon, com 30% de redução.

Este cenário associado a estoques baixos deve manter os preços do café robusta em alta. Para os analistas do setor, os estoques brasileiros de café Conilon devem zerar até o fim do ano e o mercado dependerá da safra de 2017, temporada que já está em curso, mas com vários desafios climáticos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A baixa oferta já é sentida pela indústria brasileira, que planeja redução das atividades diante do desabastecimento do produto. A expectativa é que em breve essa situação chegue ao bolso do consumidor, com alta de até 20% nos preços do café solúvel na gôndola do supermercado.