Produção de alimentos precisará crescer 70% para atender demanda mundial

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura prevê população de 9,3 bilhões de pessoas em 2050 e necessidade de aumentar produção com sustentabilidade

Datagro

Publicidade

Até 2050, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) prevê que a população mundial alcance 9,3 bilhões de pessoas. “Para alimentar essa população, a produção de alimentos deverá aumentar em 70%, sendo que a produção de cereais terá que atingir as três bilhões de toneladas por ano em relação aos 2,1 bilhões produzidos atualmente”, destacou Alan Bojanic, representante da FAO, durante o 31° Congresso Nacional de Milho e Sorgo.

No caso do Brasil, Bojanic destacou que a produção de grãos deverá ultrapassar 222 milhões de toneladas até 2022. O representante da FAO apontou que o País terá vantagem competitiva na conjuntura mundial em decorrência das demandas por produtos como as carnes e os cereais e a importância crescente do mercado asiático e, potencialmente, do mercado africano. Segundo relatório de 2014 da OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores exportadores mundiais de alimentos, atrás da Europa e Estados Unidos.

Entretanto, para alavancar sua produção agrícola, o Brasil precisa respeitar algumas metas sustentáveis. “O aquecimento global é o grande desafio que os países têm para produzir alimentos. Temos que nos preparar para contornarmos problemas sérios, como a erosão dos solos e a contaminação e o mal uso da água”, disse. “Além do plantio direto, temos que pensar em práticas sustentáveis, a exemplo da ILPF, que promovam a preservação das nascentes e dos solos”, disse Bojanic.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O representante ainda destacou outros pontos a serem analisados para aumentar a produção de alimentos no País, como a existência de políticas de longo prazo e compromissadas; apoio ao crescimento com inclusão social investimento em pesquisa e desenvolvimento e tecnologias sociais e políticas para grupos vulneráveis. “O Brasil apresenta boas experiências para serem compartilhadas. O grande desafio é produzir mais alimentos com menos recursos”.