Soja e milho impulsionam produção agrícola em 2015

Crescimento foi de 12,3% para soja e 6,8% para milho, favorecendo alta de 5,6% na produção agrícola

Datagro

Publicidade

Em 2015, o crescimento de 5,6% na produção agrícola brasileira foi impulsionada pelas colheitas recorde de soja e milho, que cresceram 7,1% e 14,5%, respectivamente. Ao todo, foram produzidas 97,5 milhões de toneladas de soja e 85,3 milhões de t de milho. O valor de produção das culturas chegou a R$265,5 bilhões.

Os dados constam na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) – Culturas temporárias e permanentes, divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo a publicação, em termos de produção, a soja cresceu 12,3% e o milho, 6,8%. Nas exportações, os destaques são a soja, que chega a 54,3 milhões de toneladas, das quais 75,3% destinadas à China. A exportação de milho subiu 39,8%, chegando a 29,1 milhões de toneladas e tendo como principais destinos o Vietnã, Irã, a Coreia do Sul, o Japão, Taiwan e o Egito.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda de acordo com o estudo, outras culturas também apresentaram bons resultados, como a cana-de-açúcar, com 3,7% de aumento, e o feijão, com mais 16,6% no valor alcançado com a safra do ano passado.

Para elaborar o estudo IBGE fez o levantamento da safra de 63 produtos que somaram 76,8 milhões de hectares plantados, com aumento de 567 mil hectares na comparação com 2014. Fatores climáticos e econômicos impediram a colheita em 967 mil hectares – os produtos mais atingidos foram o milho e o feijão.