Brasil conta com cinco frigoríficos aptos a exportar carne bovina para os EUA

Outras duas unidades devem estar aptas a vender o produto aos norte-americanos nas próximas semanas

Datagro

Publicidade

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cinco plantas frigoríficas estão aptas a exportar carne bovina in natura para os Estados Unidos. Três unidades ficam nos municípios de Campo Grande, Naviraí e Bataguassu, em Mato Grosso do Sul. Os outros estabelecimentos são de Barretos (SP) e Palmeira de Goiás (GO).

No último domingo (18), o primeiro contêiner do produto para os EUA foi despachado do frigorífico de Bataguassu . Na segunda-feira (19), outro contêiner partiu do estabelecimento de Campo Grande.

“Nas próximas semanas, mais duas unidades devem estar aptas a vender o produto aos norte-americanos”, informou, em nota, o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Mapa, José Luís Vargas. As plantas ficam em Paranatinga (MT) e Promissão (SP). A de Paranatinga já foi indicada pelo ministério aos EUA e aguarda a homologação final para iniciar os embarques.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Novos pedidos de exportação vão depender da iniciativa privada, de acordo com a atratividade do mercado”, disse o diretor do Dipoa. Ele assinala que o Brasil deve ser ágil para ocupar boa fatia da cota de importação americana de 64 mil toneladas por ano, isenta de tarifa, que é dividida por alguns países.