Produção de biogás é destaque para resolver problemas da matriz energética brasileira

Abiogás estima potencial de produção de 120 Gw/h de energia no Brasil, equivalente a 1,5 Itaipu

Datagro

Publicidade

A produção de biogás pode ser a grande chave para resolver os problemas da matriz energética brasileira. A elaboração é feita a partir da biodigestão de matéria orgânica, onde são aproveitados materiais como esterco, palhas, bagaço de vegetais e lixo. O carbono presente neste tipo de matéria é transformado em biogás, trata-se de uma mistura de metano e gás carbônico.

Brasil precisa de mais investimento do setor público para implementar matriz de biogás

Para Alessandro Gardemann, CEO da Geoenergética, este metano é extremamente nobre, pois quando queimado em motores ou turbinas a gás, é transformado em energia elétrica, e esse gás pode ser purificado e transformado em gás natural renovável, o chamado biometano “O resíduo que sobra após a biodigestão, na realidade, é um adubo orgânico de altíssima qualidade”, afirma Gardemann.

Segundo estudos da Abiogás, a Associação Brasileira de Biogás e Biometano, o Brasil tem um potencial de produção de 120 gigawatt/hora (Gw/h) de energia, o que equivale a 1,5 Itaipu de produção. Esse volume poderia abastecer quase 25% de toda energia consumida em 2015 ou substituir 50% do diesel utilizado no país. “O custo de produção é extremamente atrativo devido ao investimento competitivo” ressalta Alessandro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o presidente da Abiogás, Cícero Bley Jr., o principal motivo pelo qual o biogás ainda não entrou na matriz energética brasileira é a falta de políticas públicas que viabilizem a inserção da fonte. “O biogás se consolida como uma commodity ambiental e tem todas as condições de ser utilizado no Brasil e atender a necessidade crescente de energia elétrica e de biocombustíveis”, destaca Bley.

Este e outros assuntos, importantes para o Setor de Biocombustíveis, serão debatidos no III Fórum do Biogás. Você pode ter mais informações sobre esse evento no site: http://www.forumdobiogas.com.br/ 

Tópicos relacionados