Setor do trigo vai ampliar esforço de esclarecimento sobre o glúten

Presidente da Abitrigo critica dietas da moda que associam o glúten à obesidade e outros problemas de saúde

Datagro

Publicidade

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) vai ampliar seu esforço de esclarecimento à população sobre a ingestão de glúten, com o objetivo de fortalecer o combate a uma série de mitos relacionados à proteína presente nos grãos do cereal. Foi o que destacou o presidente da entidade, o embaixador Sérgio Amaral.

Segundo o dirigente, é preciso reforçar os esclarecimentos acerca dos inúmeros equivocados, relacionados à dietas da moda, que associam o glúten à obesidade e outros problemas de saúde. “O glúten faz mal para quem tem a doença celíaca, o que corresponde a 1% da população.”

Abitrigo quer desmistificar polêmicas sobre o consumo de glúten

De fato, a preocupação da Abitrigo faz sentido, haja vista pesquisas que colocam o glúten como um dos vilões da boa alimentação. Uma das mais recentes, feita neste mês de agosto pela consultoria de inovação e saúde Equilibrium junto a profissionais de nutrição, constatou que 45% do público consultado, em nível nacional, recomendam retirar o glúten da dieta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Carolina Godoy, responsável pelo levantamento, pontuou que a escolha por consultar os profissionais de nutrição se deu pelo fato que a categoria é grande influenciadora de decisões relativas à alimentação, e que este protagonismo ganha ainda mais força porque os (as) nutricionistas têm forte presença digital. “Por meio de nossa campanha ‘Glúten – Contém Informação ‘ vamos aumentar nossa ação digital de esclarecimento nas mídias sociais”, disse Amaral.

De acordo com o dirigente, o tema é de tamanha relevância para o setor, que será objeto de painel no congresso internacional do trigo agendado para outubro. O fato, destacou Amaral, é que há uma demanda cada vez maior por parte do consumidor por sanidade e qualidade dos produtos. “São demandas por menos sal, açúcar, e assim por diante.” Estudo da Mintel, também realizado neste mês de agosto, corrobora a avaliação do dirigente da Abitrigo ao apontar que 54% dos brasileiros consideram o atributo “saudável” um dos mais importantes fatores quando cozinham, e que 83% concordam que vale a pena pagar mais em opções de alimentos mais saudáveis.

Segundo Amaral, outra temática de destaque do congresso será a discussão em torno da busca por uma convergência regulatória entre os países do Mercosul, especialmente no que diz respeito a questões relacionadas a resíduos de defensivos, micotoxinas, entre outros pontos. De acordo com o dirigente, é preciso cada vez mais alinhar padrões sanitários e qualitativos do trigo dos países vizinhos, como, por exemplo, da Argentina, aos requisitos legais demandados pela legislação brasileira e de qualidade desejados pelos moinhos nacionais.

Continua depois da publicidade