Exportações do agronegócio podem atingir volume recorde em 2016

Faturamento cresceu 4% no primeiro semestre, para US$ 45 bilhões, segundo cálculos da Cepea

Datagro

Publicidade

Com exportações crescentes a cada mês, o agronegócio pode enviar volume recorde de mercadorias ao exterior em 2016, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No primeiro semestre do ano, o volume embarcado cresceu 25% em relação à igual período de 2015. O faturamento chegou a US$ 45 bilhões, aumento de 4% no mesmo intervalo.

De acordo com o Cepea, o bom desempenho nas vendas foi impulsionado pela elevação nos embarques de milho e etanol, que cresceram 131,1% e 100,9%, respectivamente. O aumento no volume exportado também foi observado na carne suína (55,78%), algodão em pluma (42,9%), açúcar (21,17%), soja em grão (19,6%), madeira (18,54%), carne bovina (16,82%), farelo de soja (15,11%), suco de laranja (14,35%), carne de aves (13,79%), celulose (5,06%) e óleo de soja (1,96%). Apenas café e frutas apresentaram queda nos embarques, de 8,99% e 6,67%, nessa ordem.

O bom desempenho do setor é observado mesmo com a queda dos preços em dólar e com a valorização do Real frente às moedas dos principais parceiros comerciais do Brasil. A atratividade das exportações brasileiras do agronegócio (IAT-Agro/Cepea), preços em reais, caiu quase 12% no comparativo dos semestres.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O câmbio real do agronegócio (IC-Agro/Cepea, calculado com base numa cesta de 10 moedas) teve alta de 0,4% na comparação da média do primeiro semestre de 2016 com a dos seis primeiros meses do ano passado, enquanto os preços em dólares (IPE-Agro/Cepea) caíram pouco mais de 12%. Dos produtos analisados pelo Cepea, o grupo de frutas foi o único que não apresentou redução nas cotações em dólares. 

O Cepea, avalia, ainda, o ambiente econômico interno mais favorável à retomada da confiança deve manter o Real valorizado, limitando a atratividade das exportações brasileiras. No segundo semestre, as atenções se voltam ao desenvolvimento das safras nos Estados Unidos e aos possíveis impactos do clima sobre a oferta dos produtos agrícolas.