Agronegócio tem que decidir se é parte da solução ou do problema, diz ex-Greenpeace

Representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura diz haver janela de oportunidades incrível para o setor

Datagro

Publicidade

O agronegócio precisa decidir se é parte do problema ou da solução em se tratando das mudanças climáticas. Quem propõe a indagação é Marcelo Furtado, ex-diretor-executivo do Greenpeace [2008 a 2013], e hoje representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial, que reúne entidades ligadas ao agronegócio, ONGs, empresas, entre outros públicos, para discutir a agenda que envolve as mudanças climáticas e o setor produtivo.

É possível um agronegócio sustentável e inclusivo (Foto: Fazenda Santa Brígida)

De acordo com Furtado, existe uma janela de oportunidades na economia de baixo carbono incrível para o agronegócio brasileiro. Isso porque, segundo ele, a eficiência e competitividade do agronegócio se beneficiam de um planeta mais resiliente no tocante à proteção e conservação dos recursos naturais, entre terra, água, florestas, biodiversidade, etc.. “O setor está num momento de escolha para onde quer ir e engajar”, assinala Furtado, acrescentando que “há uma oportunidade de o setor engajar, por exemplo, a sociedade, os consumidores de que é verdadeiramente possível ser um agronegócio sustentável e inclusivo”.

Neste desafio, Furtado pontua que o jovem terá papel preponderante, e que o agronegócio precisa melhorar seu relacionamento com a juventude. “Quem é que vai fazer o agronegócio daqui dez, vinte anos?”, questiona Furtado. Segundo ele, se não houver esforço para atrair e engajar o jovem à agenda do agronegócio, ele migrará para áreas urbanas, integrando outros segmentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se nós vamos produzir alimentos, com sustentabilidade, respondendo aos desafios climáticos, plantando árvores, recuperando áreas degradadas, será preciso engajar os jovens”, acentua Furtado, complementando que neste aspecto “engajar o jovem é levar informação onde ele está e do jeito que ele entende”.

No âmbito da Coalizão, Furtado diz que se a temática ambiental está com os pontos de vistas mais alinhados entre os diferentes membros, as questões de cunho social – reservas indígenas, por exemplo – ainda apresentam mais assimetrias de pensamento.