Agronegócio exige profissional que combine bagagem técnica com visão de negócios

Afirmação é do executivo do setor, Eduardo Brito Bastos

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O agronegócio eficiente e sustentável que o Brasil está construindo vai precisar cada vez mais de novos cérebros, com conhecimento acadêmico e profissional que combine repertório técnico com visão de negócios. Como há o desafio de se produzir mais com menos, o setor precisará de profissionais que sejam capazes de maximizar produtividade e resultados em um cenário cada vez mais agudo de uso racional de recursos naturais, pessoais e financeiros.

Este foi o principal destaque da palestra ministrada por Eduardo Brito Bastos, executivo e especialista no agronegócio, nesta quinta-feira (29), no Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, Bastos tem longa trajetória em empresas e entidades do setor rural.

Ex-diretor de relações institucionais da Dow Chemical Company e também ex-presidente do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Bastos é atualmente diretor-executivo da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e presidente do Comitê de Sustentabilidade da Abag.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em sua exposição intitulada “Mudanças climáticas e segurança alimentar”, Bastos alertou que as instituições de ensino não estão formando engenheiros agrônomos já para o agronegócio de hoje, o que dirá para o do futuro. Isso porque, segundo ele, as transformações são muitas e rápidas no setor, e este cenário tende a se acentuar cada vez mais.

De acordo com Bastos, o engenheiro agrônomo, por exemplo, não tem que entender só de controle de pragas ou de adubação. O profissional que o mercado quer e exige, frisou Bastos, tem que correlacionar a bagagem técnica de um bom manejo da lavoura, com questões ligadas a taxas de retorno do investimento aplicado na atividade, e assim por diante.

Para exemplificar, Bastos citou o avanço do sistema de produção marcado pela integração de culturas, com agricultura, pecuária e plantio de florestas sendo consorciados numa mesma área. Nos sistemas integrados, pontuou Bastos, as análises técnica e financeira não podem mais ser feitas de modo individual para cada cultura.

Continua depois da publicidade

De acordo com o especialista, a avaliação no sistema de ILPF [integração-lavoura-pecuária-floresta] tem que levar em conta o território total, fazendo a correlação dos fatores técnicos e financeiros entre todas as atividades, sob a perspectiva que se trata de um negócio só ao final.

Segundo Bastos, as instituições de ensino precisam formar profissionais, com conteúdo técnico e financeiro/econômico, que possam auxiliar o produtor rural a tomar a melhor decisão tanto do ponto de vista agronômico quanto de negócios.