Infraestrutura é o principal gargalo da agropecuária brasileira

Perdas decorrentes do problemas logísticos geram prejuízos de R$11 bilhões por ano para o setor

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com um estudo elaborado pelo Banco Mundial, dentre os maiores riscos da atividade agropecuária no Brasil, o fechamento de rodovias e portos  é o principal entrave para os trabalhadores do setor além de ser mais preocupantes e os menos atendido por políticas públicas.

No ranking 2015-2016 do Fórum Econômico Global (WEF), o Brasil ficou em 123º lugar (entre 140 países) em infraestrutura de transporte e 122º em portos e rodovias. Cerca de 60% da produção brasileira é transportada pelas estradas e, no entanto, só 13,5% delas estão pavimentadas. 

O estudo adverte que, diante do atual cenário, uma interrupção na carga de produtos pode ocorrer a qualquer momento, baixando a competitividade e criando insegurança para o setor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O relatório Revisão Rápida e Integrada da Gestão de Riscos Agropecuários no Brasil — produzido pelo Banco Mundial, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Ministério da Agricultura — define risco como um elemento súbito (climático, biológico, regulador ou de mercado) e capaz de causar prejuízos no campo.

No Brasil, onde o setor agrícola responde por 23% do PIB, a imprevisibilidade leva a perdas relevantes: 11 bilhões de reais por ano ou 1% do PIB agrícola, segundo dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).