Movimentação de grãos cresce 38% no Porto de Paranaguá

Escoamento desse tipo de carga cresceu três vezes mais no Paraná em relação à média nacional

Datagro

Publicidade

De janeiro a março deste ano, o escoamento de grãos no Porto de Paranaguá cresceu 38%, com 8,58 milhões de toneladas embarcadas. Os números representam três vezes mais que os números da média nacional, que registraram 11,4% no período, segundo informações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Além do escoamento de grãos, os embarques das demais cargas por Paranaguá cresceram cinco vezes mais do que média dos portos brasileiros no primeiro quadrimestre de 2016, segundo dados da Secretaria de Portos da Presidência da República. Enquanto a movimentação portuária brasileira cresceu 2,4% no período, as importações e exportações de Paranaguá aumentaram 16,2%.

Entre os principais portos do Brasil, aqueles com mais de 5 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a abril deste ano, Paranaguá foi o que teve o maior salto de movimentação em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro quadrimestre de 2015, o porto paranaense movimentou 12,47 milhões de toneladas e neste ano já foram 14,49 milhões de toneladas.

Tópicos relacionados