Agronegócio é oportunidade para indústria química nacional reverter seu déficit

Investimentos na produção local de defensivos e de insumos derivados de matérias-primas agrícolas são o caminho para retomada do setor

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A indústria química nacional tem no agronegócio significativa oportunidade para reverter seu déficit comercial, que beira a casa dos US$ 31,4 bilhões. É o que aponta estudo da Bain & Company, o qual indica investimentos em defensivos e em outros insumos derivados de matérias-primas agrícolas, como, por exemplo, celulose, soja e cana-de-açúcar, como um caminho a ser seguido para que o setor químico reduza a diferença favorável às importações em sua balança comercial.

Segundo o relatório, para reverter esse quadro, a indústria química nacional precisa diversificar e enfatizar a produção de artigos de alto valor agregado, além de investir no desenvolvimento de novas tecnologias e ampliar a integração e a diversificação das cadeias de commodities já existentes. De acordo com o documento, muitos segmentos da indústria química – com destaque para os ligados ao agronegócio – oferecem oportunidades para que empresas brasileiras exerçam um papel mais relevante no mercado global. 

Começando pelos defensivos agrícolas, o estudo ressalta que a forte demanda local, que é altamente suprida pelas importações, poderia ser abastecida por produção nacional, beneficiando tanto a indústria química quanto o segmento do agronegócio. Todavia, o relatório ressalva que devido ao ambiente regulatório ser difícil no Brasil, com o registro de novos defensivos podendo levar anos, os investimentos não saem do papel. A solução, pontua o documento, é o desenho de políticas públicas que deem celeridade ao processo de registro para produção de novos agroquímicos em território nacional, destravando assim os investimentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O estudo salienta, também, que outra rota que a indústria química deve investir é no ramo dos insumos de alto valor agregado produzidos a partir de fontes renováveis, como, por exemplo, advindos de biomassa agrícola, que tem elevada disponibilidade no Brasil. Este nicho de mercado, de acordo com o relatório, tem potencial para representar 10% da indústria química nacional até 2020, caso sejam investidos cerca de US$ 20 bilhões em novas tecnologias e processos. O documento destaca que estes insumos da química verde têm forte saída para os mercados de cosméticos, alimentício, combustíveis, indústria do tabaco, entre outros.