Brasil interrompe importações de etanol em maio

Recuo dos preços no início da safra foi suficiente para fechar a janela de oportunidade para a importação de etanol no Brasil

Datagro

Etanol: mesmo competitiva nas bombas, a alternativa mais limpa e renovável vem perdendo espaço para a rival fóssil. (Foto: Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o line-up da DATAGRO, 17 navios oriundos dos Estados Unidos passaram pelos portos brasileiros desde dezembro de 2015, totalizando uma importação de 259,9 mil metros cúbicos de etanol. Contudo, há mais três semanas não houve a identificação de chegada de novos navios para desembarcar etanol no Brasil.

Mesmo com o preço do biocombustível firme na última semana em meio às previsões de pancada de chuva no Centro-Sul e também ao maior mix para o açúcar, o recuo dos preços no início da safra foi suficiente para fechar a janela de oportunidade para a importação de etanol no Brasil.

Em comparação com os valores de março, mês em que muitas usinas voltaram a operar neste ano, o preço médio do etanol anidro nas unidades em São Paulo acumulou queda de 26,6% para R$ 1,5625/litro (PVU, sem impostos), conforme levantamento da DATAGRO.  Entretanto, o preço do etanol hidratado na ultima quarta-feira (18), foi negociado a R$ 1,4047/litro (PVU, sem impostos), totalizando retração de 28,4% desde o início de março.