Campanha quer reafirmar necessidade e segurança do uso de fertilizantes

Iniciativa de esclarecimento vai ancorar seu conteúdo somente com informações comprovadas cientificamente

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O setor de fertilizantes está preparando o lançamento de uma campanha informativa que terá como objetivo reafirmar a necessidade dos adubos para elevar a produtividade na agricultura, bem como de mostrar a segurança para a saúde humana e ambiental do uso destes produtos na produção de alimentos.

Capitaneada pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a iniciativa, batizada de Nutrientes para a Vida (NPV), também conta com o apoio do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas do Brasil (IPNI), e terá tônica similar a ações já desenvolvidas pelo segmento de fertilizantes.

O esforço tem como propósito esclarecer a população sobre a real importância dos fertilizantes por meio da comprovação científica dos benefícios destes produtos para a nutrição das plantas, e consequentemente para o aumento da quantidade, qualidade e segurança do cultivo de alimentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Luís Ignácio Prochnow, diretor-geral do IPNI e coordenador técnico da NPV no Brasil, a campanha vai ancorar seu conteúdo somente com informações embasadas cientificamente. “É uma forma de por fim a alguns mitos que habitam o imaginário popular.” A ação é o braço nacional da iniciativa “Nutrients For Life”, que já foi realizada em países como Estados Unidos, onde nasceu, Canadá, México e Colômbia.

Segundo dados que estarão presentes na campanha, estima-se que aproximadamente 50% da produção de alimentos no mundo só é viável com a utilização de fertilizantes. “Sem eles, não haveria comida suficiente”, diz Prochnow. De acordo com o conteúdo da iniciativa, as plantas precisam de, pelo menos, 17 elementos para sobreviver, que podem ser separados em “macro” e “micro” nutrientes.

“Um cientista chamado Liebig criou a Lei do Mínimo, fundamental para o entendimento quanto à importância dos nutrientes para a sobrevivência da planta. Devemos imaginar que a planta é como um tambor de vinho: cada ripa de madeira é um nutriente, macro ou micro. Se uma das ripas estiver rachada, o vinho começa a vazar e se perderá até acabar. É a mesma coisa com as plantas: se faltar um nutriente, a planta será prejudicada em seu desenvolvimento e produção. Qualquer deficiência, não importa a quantidade, compromete seu desenvolvimento e produtividade”, explica David Roquetti Filho, diretor da Anda.